Ortopedista especialista em Medicina Esportiva - Ipiranga e Pinheiros - Dra. Luciana Garms

Síndrome do Piriforme

Editado em 11/12/2023

A Síndrome do Piriforme é causada  por compressão e/ou encarceramento do nervo ciático pelo músculo Piriforme.

Os sintomas mais comuns são dor glútea profunda e / ou dor sacro-ilíaca , formigamento e dormência em região glútea que pode irradiar para coxa e perna ao longo do trajeto de nervo ciático no membro inferior. 

Os fatores causais mais relacionados na Síndrome são: * exercicios excessivos da musculatura glútea; * atividades físicas que exigem muitas horas sentado; * variações anatômicas do nervo ciático, onde o mesmo pode atravessar o músculo Piriforme ao invés de passar por ele; * inflamação e espasmo do músculo Piriforme que pode estar associado a trauma ou infecção; * aderências e/ou fibroses que limitam a mobilidade do nervo; * frequente desequilibrio muscular local

Por suas características , a Síndrome do Piriforme pode ocorrer mais comumente em atletas do ciclismo e corrida. O diagnóstico é feito pela história clinica e exame físico. Podem ser realizados exames complementares  de estudo Eletrofisiológico e Ressonância Magnética. Importante fazer diferencial da dor ciática causada por patologias na coluna lombar. O tratamento cirúrgico é extremamente raro.

O tratamento é fundamentalmente conservador, com medicamentos analgésicos e corticóides, e reabilitação com fisioterapia. Fundamental após passado a fase de dor , orientações ao atleta quanto ao treinamento, acerto de equipamentos ( a exemplo do ciclismo que é realizado o ajuste da bike no bike fit ), e exercícios para fortalecimento e alongamento de musculatura adutora, rotadores do quadril e glúteos.


Compartilhe